O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR no combate da obesidade infantil
O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR no combate da obesidade infantil
CAMILA DOS SANTOS HONÓRIO
NATALIA CARDOSO
SÃO CAETANO DO SUL
2011
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL- USCS
GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR no combate da obesidade infantil
Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina núcleos de estudos da Educação Física da USCS, ministrado pelo Prof. Eduardo Aguiar, sob orientação da Prof. Ms. Denise de Oliveira Alonso.
SÃO CAETANO DO SUL
2011
INTRODUÇÃO
Nas ultima décadas as mudanças,no estilo de vida do ser humano, principalmente das crianças e adolescentes,têm acarretado fatores para que as pessoas se tornem obesas entre essas mudanças,podem-se citar a má alimentação, o desmame precoce, falta de atividade física, situações psicológicas,entre outros (BARBOSA, 2004) .
A obesidade é considerada doença universal de prevalência crescente e hoje assume caráter epidemiológico, como o principal problema de saúde publica na sociedade moderna (Sabia et al. 2004),podendo ter diferentes causas, com mecanismos fisiopatológicos e alterações endócrino-metabólicas associadas distintas, como diabetes, colesterol alto, problemas cardiológicos, respiratórios, câncer, hipertensão, distúrbios endocrinológicos entre outros (GUIDO; MORAIS, 2010).
Segundo a pesquisa do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN, 1991), cerca de 32% da população adulta brasileira já apresentava índices de sobrepeso acima dos 26 Kg/m² . E, nessa mesma pesquisa 8% da população era considerada obesa ( IMC > 30Kg/m²). Segundo Taddei (1993), 2,7 milhões de crianças entre zero e 10 anos eram consideradas obesas, sendo que 48% encontravam-se na região sudeste do pais.
Vários são os fatores que estimulam o aumento de peso, como o sedentarismo ou a interrupção de exercícios, a alimentação inadequada, o