O papel da comunicação nas sociedades modernas
3º Ano – Semestre I – Turma 3T1
Cadeira: Relações Públicas e Ciência Política
Ivo Conceição Nº20090073
O Papel da Comunicação nas Sociedades Modernas
14 de Novembro de 2011
Declaração
Declaramo que o presente trabalho é integralmente da nossa autoria, estando devidamente referenciadas as fontes e obras consultadas, bem como identificadas de forma clara as citações dessas obras. Não contém, por isso, qualquer tipo de plágio quer de textos publicados, qualquer que seja o meio dessa publicação, incluindo meios electrónicos, quer de trabalhos académicos.
Parte I Teórica - O Papel da Comunicação nas Sociedades Democráticas
Democracia é um termo bastante relevante para a política, é uma palavra de origem grega, que consagra duas palavras, demos e kratos. Estas duas palavras contúdo, não apresentão um só significado. Segundo o autor Anthony Arblaster (1988) “demos” tanto pode ser considerado, como um conjunto de cidadãos que estão inseridos num determinado aglomerado, como pode ser um termos para designar o estrato mais baixo da sociedade. “Kratos” por sua vez podia significar poder ou governo.
Anthony Arblaster dá-nos uma definição de democracia que remota quase ao seu aparecimento:
“Democracia significava governo do povo ou da maioria; mas porque a maioria era também pobre (...)” (Anthony Arblaster 1988:27)
Só era considerado uma democracia se fossem os pobres a governar. Democracia foi sempre um termo em consante evolução e em constante conquista; exemplo disso é o: direito de voto por todos os cidadãos, a participação activa na vida política, fim da opressão, entre outros aspetos.
Na opinião de Correia (2004) com aparecimento da cidadania é devido às desigualdes existentes, surge como um acesso a um conjunto de direitos, sociais e políticos nas democracias ocidentais. A cidadania assegurava que todos os cidadãos podessem participar na vida da sociedade. A cidadania aparece como uma consciência colectiva