O panorama e a problemática dos modais de transporte de cargas no brasil
Analisando o panorama nacional e atual do Brasil, notamos uma deficiência muito grande no setor logístico de uma forma geral. Falta de infra-estrutura, de projetos para sanar a mesma e de investimentos. Em um território tão grande como o brasileiro, era de suma importância a instalação de uma malha ferroviária e hidroviária que atendesse as necessidades do transporte brasileiro, desafogando o meio rodoviário e dando mais opções as transportadoras.
“A maior parte de nossa produção destinada à exportação é transportada até o porto de embarque por meio de caminhões, porém as estradas estão em péssimas condições de utilização, com exceção das estradas do interior do estado de São Paulo. Cerca de 70% do total da carga transportada no Brasil é feita pelo meio rodoviário, apenas 15% pelo meio ferroviário e o que mais nos indigna é o fato de haver uma ínfima utilização do transporte hidroviário, mesmo com a nossa riqueza hidrográfica esse ultimo é utilizado em apenas 15% dos casos”. (FIGUEIREDO, K; FLEURY, P; WANKE, P.)
Trataremos ao longo do artigo sobre o quanto os problemas citados no parágrafo anterior, prejudicam na exportação de diversos produtos. Um exemplo é a soja, que boa parte da carga se perde ao longo do caminho devido a distância entre os portos e o local de produção e também devido a forma como é transportada.
Ao longo dos últimos 50 anos nossos governos pouco deram atenção para as questões de infra-estruturas em nosso País, ou melhor, talvez não conseguiam ter uma visão futurista de crescimento demográfico interno e da internacionalização de economia mundial, onde há uma maior dependência dos recursos internacionais.
Palavras chaves: Logística, Logística brasileira, malha ferroviária, malha hidroviária, economia, exportação, distribuição, soja.
ABSTRACT
Analyzing the current national situation in Brazil, we noticed a huge deficiency in the logistics sector. The