O panoptismo na sociedade contemporânea
Vivemos hoje numa sociedade sob comando do Panoptismo. Podemos, inclusive, dizer; “Quem está no comando sabe da vida de todos e os controla, mas sem o uso da força ou da violência.” Este é um modelo –político– de gerenciamento da vida das pessoas. As técnicas de controle estão espalhadas por toda a parte. Atualmente, é praticamente impossível não estar em um lugar onde não está sendo vigiado. Câmeras de filmagem são instaladas nas cidades, em virtude da Segurança Pública, “BBB” e “A fazenda” dão mais ibope do que o “Fantástico”. Tudo isso ocorre, devido a gigante necessidade de saber o que acontece com o “vizinho”, sem que ele saiba o que está acontecendo conosco.
De fato, o Panoptismo tomou conta do século. Com o superavanço da tecnologia e das redes sociais e, fica cada vez mais difícil excluir-se do mundo. Não há privacidade, é necessário que saibam tudo sobre você. Na internet, vemos isso frequentemente: Ao acessar um blog, é impossível fazer um comentário sem inserir seus dados pessoais (completos). Já nas redes sociais, como o Facebook, há este tipo de vigilância também –o tempo todo.
Na sociedade atual e futura, fica evidente a inversão do sentido de Panoptismo: As pessoas querem ser vigiadas. Onde vemos que este conceito deixa de ser um lugar exclusivo de poder, transformando-se em uma forma de buscar