O ouvido pensante
O texto, "Limpeza de Ouvidos", trata-se de um capitulo do seu livro "O Ouvido Pensante". Nesse capitulo o autor utiliza-se de uma linguagem extremamente didática, detalhista e de fácil compreensão. O texto refere-se a notas e exercícios de um curso de musica experimental ministrado por Schafer. Esse curso tinha o intuito de abrir ouvidos: levar os alunos a perceberem sons nunca antes percebidos; ouvir avidamente os sons de seu ambiente e os sons que eles próprios injetavam nesse meio e ainda, produzir som, e fazer musica.
O texto é dividido em microestruturas que definem conceitos musicais como: silêncio, som, timbre, etc. Além dessas definições há uma gama de exercícios com a intenção de testar a validade do que foi discutido durante suas aulas. Essa obra não é endereçada apenas a professores pode, e deve ser lida por uma ampla gama de profissionais, além de amantes da música em geral e ou leigos em buscas do entendimento de determinados conceitos musicais.
Ruído: é um som indesejável, negativo. Ex: estática do telefone. Ás vezes a dissonância é chamada de ruído. Porém, consonância e dissonância são termos relativos e subjetivos. Uma dissonância para uma época, geração e/ou indivíduo pode ser uma consonância para outra época, geração e/ou indivíduo. Ruído qualquer som que interfere. Segundo Schopenhauer, quanto mais