O outro
Curso Serviço Social Turma 2º A – Manhã
Trabalho
O OUTRO
ALUNOS
Adriana Cardozo de Araujo RA: 912212963
Andreza A. Vieira Pereira RA: 913111343
Daiane Silva da Rocha RA: 913109802
Maria Virliane Leite RA: 313107740
Rosineide Alves de Abrantes. Ra: 913104291.
SÃO PAULO
2013
Introdução
Discutimos neste texto a abordagem de moradores em situação de rua, onde foi dividido em três momentos, o antes (o que imaginávamos) o durante (a experiência em campo) e o depois (os sentimentos ali adquiridos) num primeiro momento, o fenômeno da população de rua. Entendida como um grupo de homens e mulheres que vivem em situação de extrema pobreza, são em sua maioria, parte dos segmentos mais empobrecidos, trabalhadores que se encontram fora do mercado de trabalho. São sujeitos sociais que procuram nas ruas alternativas para manter a sua sobrevivência.
Posteriormente, apresentamos de forma sintética como foi a nossa experiência na abordagem, e como foi o nosso relacionamento em campo com pessoas nesse tipo de situação.
Frente a esse quadro, abordamos os principais desafios enfrentados pela população de rua mediante a proposta de Economia Solidária e as ações do poder público municipal. Observamos também as possibilidades e os limites da construção da cidadania e da autonomia por meio do trabalho.
Expectativas em relação ao outro
As minhas expectativas a principio foi de medo do desconhecido, de não saber qual seria a reação dos moradores em situação de rua, com nossa presença, como iríamos abordá-los e quais seriam as perguntas, que deveriam ser feitas, como eles reagiriam com nosso trabalho de campo, um dia antes da visita foi grande a inquietação para saber o local onde esses moradores em situação de rua, estavam localizados, se eram jovens, adultos, crianças, mulheres. Todos nós temos uma idéia superficial, pois convivemos com esses moradores em situação de rua no nosso cotidiano e também temos um