O outro lado da mesa
Faça uma avaliação de suas competências como administrador, destacando seus eventuais pontos fracos.
Sabia supervisionar os funcionários, delegava muito bem as funções. Porem existe a diferença de líder para chefe, e Sergio era chefe, não fazia junto com os demais, Fazia com que os demais fizessem. Os vendedores não tinham um líder para tirar uma eventual duvida, apenas tinham um chefe para prestar contas e entregar os relatórios. 2- Se você fosse sergio, como teria agido quando Humberto foi promovido para ocupar seu lugar?
Teria lhe oferecido um suporte, ter feito um treinamento supervisionado por Sergio, mostrado a rotina de um supervisor, para que Humberto pudesse se adaptar ao novo cargo e quem sabe até alterar algumas rotinas, sabendo a sua responsabilidade poderia achar um outro modo de fazer, ou apenas prosseguir da forma que Sergio vinha fazendo.
3- Quais eram as competências mais desenvolvidas de Humberto? Quais ele deveria desenvolver, para se tornar supervisor?
Humberto dominava quando o assunto era vender, conhecia o produto, sabia negociar, tanto que só as suas vendas representavam 60% de todo o faturamento. Mas, para ser um supervisor é necessário saber delegar as funções, saber o que realmente faz um supervisor, o que não foi mostrado, falta conhecimento gerencial e organizacional.
4- Se você fosse Humberto, como teria agido ao assumir o posto de seu antigo chefe.
Pediria um treinamento, pois não estaria apto para exercer a função de supervisor sem os conhecimentos necessários.
5- Em sua opinião Humberto tem ou não as competências necessárias para ser supervisor de vendas?
Sim, porém ele deveria receber instruções para lidar com as situações de supervisor, ele apenas conhecia os clientes, a empresa e sabia vender, mas supervisionar outros vendedores e obter resultados não é a mesma coisa. Habilidades ele tinha, mas