O Orçamento não Funciona
RESUMO - Com base no artigo da Revista Exame, segue comentários que achei de muita importância:
“O orçamento, que é ao mesmo tempo estratégico, tático e operacional, quando bem utilizado e, sobretudo, quando o mesmo é devidamente abastecido por todo o conjunto de informações, deixa de ser uma ferramenta burocrática e passa a se constituir numa verdadeira bússola para orientar os caminhos presentes e, principalmente, futuros de uma empresa.
O orçamento empresarial tem sido tratado de forma absolutamente formal dentro das empresas e não se tem conseguido estabelecer um elo desta ferramenta com as transformações que o mundo atravessa.
Uma das maiores críticas ao orçamento é que o mesmo é realizado por pessoas que veem no orçamento uma chance de apontar metas pífias e de execução bastante simples. O estabelecimento de tais metas serve apenas e tão somente para que os executivos conquistem seus bônus pelo cumprimento da meta.”
“ Este trabalho teve a preocupação de tentar ligar o orçamento a todos os níveis de uma empresa (estratégico, tático e operacional), sem se esquecer que a empresa não é um agente solitário no espaço. Nesse sentido, ampliou-se a discussão para estabelecer ligações entre o orçamento e as questões de caráter estritamente estratégico do cotidiano empresarial, além de levar às fronteiras absolutamente novas na gestão de negócios, tal como o conhecimento e a ciência.
Premissas muito tênues podem ser compreendidas com pela análise tradicional financeira, que prega o lucro, de forma isolada, como objetivo maior a ser alcançado no planejamento orçamentário.”
Comentário extraído: http://www.methodeconsultoria.com.br/blog/index.php/orcamento-empresarial-como-ferramenta-de-gestao/
De acordo com as várias leituras que pude fazer, em sites de pesquisa, sobre o artigo, a atual visão dos empresários em relação ao orçamento de suas empresas, estão equivocados em uma manipulação de números para alcançar