O Oprimido
A pedagogia é tratada como a teoria da educação, ou seja, a pedagogia procura equacionar de alguma maneira o problema da relação educador-educando, orientando o processo de ensino e aprendizagem. A relação entre teoria e prática na pedagogia é mais que fundamental. Diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências:
Teoria sobre a Prática, subordinando a prática à teoria. E no limite a prática é dissolvida na teoria. Diversas modalidades da pedagogia tradicional. Teoria do Ensino.
Prática sobre a Teoria, subordinando a teoria à prática. E no limite a teoria é dissolvida na prática. Diferentes modalidades da pedagogia nova. Teoria da Aprendizagem.
O primeiro focado em saber como ensinar, já o segundo preocupado em como aprender.
A primeira tendência até o final do século XIX marcado pela pedagogia de Platão e da pedagogia cristã, passando pela pedagogia dos humanistas e pela pedagogia da natureza, na qual se inclui Comênio. O século XX foi marcado pela transição para a segunda tendência.
O humanismo racionalista, a teoria da evolução e a sistematização de Herbart-Ziller desembocavam sempre numa teoria do ensino. O humanismo racionalista se difundiu principalmente em consequência da Revolução Francesa. Essa tendência, da prática sendo subordinada à teoria, tem a característica de ter uma formação intelectual, sendo ela centrada no professor. O mesmo transmite os conhecimentos teóricos acumulados pela humanidade de uma forma lógica, fazendo com que os assuntos sejam assimilados pelos alunos.
O pico dessa tendência veio com o método de ensino intuitivo, que se dava pelo ensino histórico e lógico, na segunda metade do século XIX, ou seja, muito próximo do início da nova tendência.
A segunda tendência ou Escola Nova, foi marcada por alguns estudiosos, como Nietzsche, que resultaram nas pedagogias não diretivas, institucional, progressiva e o construtivismo que estudavam a