O Onzeneiro de Gil Vicente
Português – 9º Ano
Análise da cena do Onzeneiro em “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente
Índice
Pág
Vida e obra de Gil Vicente 2
Análise da cena do Onzeneiro 3
Percurso do Julgamento 4
Objetivos da Cena: Crítica 5
Acusações e Argumentos de Defesa 6
Caracterização psicológica 7
Recursos expressivos usados 8
Vida e obra de Gil Vicente:
Não se sabe a data exacta do nascimento de Gil Vicente, mas calcula-se que tenha sido na década de 1460-1470; quanto à sua morte deve ter ocorrido por volta de 1536. O autor foi casado duas vezes. Do seu primeiro casamento resultaram dois filhos: Gaspar e Belchior. Viúvo, Gil Vicente voltou-se a casar e desta vez teve três filhos: Paula, Luís e Valéria.
Gil Vicente lançou a sua primeira obra em 1502, o Monólogo do Vaqueiro, e a última em 1536. A sua carreira desenrolou-se sob os reinados de D. Manuel I (1495-1521) e D. João III (1521-1557). O autor fez toda a sua carreira como personagem oficial da corte, servindo a rainha Dona Leonor, D. Manuel I e D. João III.
Auto da Barca do Inferno
Esta é considerada uma obra-prima incontestável. É também uma “caricatura literária” pois critica bastante cada grupo social. Cada personagem representa um grupo social (personagem tipo), as suas características e os seus principais defeitos e pecados. No fundo, Gil Vicente queria demonstrar à sociedade do que é que é feita de uma