O novo século
Docente: Gislaine Cripaldi Silva Disciplina: História
Discente: Turma: 1031-3AM
O novo século
A globalização e a nova ordem mundial
Ao final do século XX o mundo “girava em torno” dos Estados Unidos. Nos últimos anos do século, o capitalismo teve grande expansão, o que acelerou o processo de globalização. A previsão para o século XXI era promissora, mas o mundo ainda estava em meio a guerras, ataques terroristas, crise econômica e milhões de pessoas sofrendo por conta disso. O ponto positivo do novo século era a preocupação com o meio ambiente.
O século XX foi marcado pelos projetos que buscavam a hegemonia mundial. O grande projeto com pretensões hegemônicas foi o do fascismo, que tinha como oposição o nazismo, que ocorreu entre o final da década de 30 e início da década de 40, onde pretendia fazer da Alemanha uma grande potência. A derrota dos fascismos e do nazismo em 1945, aliada a outros fatores, resultaram na vitória do projeto liberal-democrático e, consequentemente, na existência de uma única grande potência: os Estados Unidos da America.
Com o fim da Guerra Fria, USA aliado a outros seis países formaram o G7, formalizando assim sua posição hegemônica. O capitalismo teve grande expansão, inclusive para as áreas que antes eram socialistas, tornando-se globalizado. E assim, instituiu-se a “nova ordem mundial”: o capitalismo.
A globalização pode ser definida como: processo em que os países abrem suas economias, integrando os mercados nacionais, resultando na interpendência deles. Não se tratando de algo definitivo, mas uma tendência, que põe em segundo plano os Estados nacionais.
O processo de globalização criou uma divisão internacional do trabalho. Empresas de diversas áreas eram distribuídas pelo mundo. Multinacionais instalaram-se em países mais pobres, deixando para trás a concentração