O novo paradigma da comunicação paradigma, o que é isto?
Paradigma, o que é isto?
Nada mais é que fazer-se acontecer, mostrar-se de maneira exemplar, segundo o dicionário, paradigma significa “modelo, padrão”. Podemos concluir então que é um modelo que nos condiciona à um certo olhar.
Com o nascimento do novo paradigma surgem as anomalias comunicacionais, que é a evolução da comunicação através da tecnologia avançada, ou seja, modelos pré-construídos com linguagem intelectual simulando a realidade, são conceitos pré-definidos e criados pela sociedade com base em conhecimentos já adquiridos.
No meio da nossa nova comunicação e da transformação que vem ocorrendo com o novo paradigma, os elementos comunicacionais que fazem parte do processo de passagem de informações incorporaram novas características de comportamento, tornando-se elementos líquidos.
O novo modelo de comunicação pode ser chamado de “horizontal – interacionista”, que inicia após o modernismo, entrando em vigor no uso de tecnologias e a participação na construção da informação pela união de computados e da telecomunicação, esta interatividade tem um mecanismo de troca permanente de informações entre os agentes comunicacionais, por meio principalmente das redes sociais. A interatividade proporcionada pelas tecnologias avançadas deixa as pessoas mais acomodadas, pois sentem no direito de participar e dar suas opiniões tornando-se críticos. Em alguns casos a interatividade é necessária para atrair a atenção do público, pois a sensação que ela dá proporciona ao leitor e faz com que se sinta participador da produção, este leitor por sua vez s torna ator do conteúdo ali tratado.
Aos típicos e principais elementos comunicacionais: mídia, mensagem e linguagem, foram agregados o sentido de hibricidade, a função de cada um foi incorporada a característica fluida, assim denominada por apresentar a capacidade de se adaptar e de deformar para melhor adaptação as diferentes situações e usos, assim as artes gráficas passaram a usar as