o novo olhR SOBRE A CHAPEUZINHO

770 palavras 4 páginas
Um parecer sobre a História da chapeuzinho vermelho na versão do lobo

São muitas as histórias nas quais o personagem lobo aparece. Algumas são muito antigas e outras bem atuais. O que se pode constatar, e esse é o ponto fundamental desta síntese, é a reversão, na contemporaneidade, do mito lobo mau em lobo bom.
O lobo e a metáfora do mal Contos de fadas, lendas, fábulas, mitos. Temas que fascinam e estimulam a fantasia, mexem com a imaginação das pessoas. Remetem à infância quando o mundo parecia um caleidoscópio mágico de desejos e sonhos a modelar nossos dias.
O mito pertence ao mundo das emoções e da afetividade. Aproveita-se este intróito para expor um pouco da história possíveldesse animal lobo, que, por séculos, é símbolo da maldade e perversão transmitido através da narrativas infantis. Questiona-se: “Por que o lobo e não outro animal é considerado a metáfora do mal da existente nos dias de hoje? O lobo, essencialmente carnívoro e vivendo em alcatéia–estruturada num sistema hierárquico de distribuição de funções, com seus lideres, progrediu, subsistiu e superou a falta das florestas onde caçava cervos.

As florestas foram substituídas por campos onde pastavam ovelhas; agora sim o que parecia ter sido um mal (a substituição dos bosques por prados) trouxe a comida para perto; por isso nem os mais céticos esperavam: tanto os camponeses e aldeões pobres como os nobres e abastados criavam ovelhas, e o lobo as matava para alimentar-se; na verdade, rompido o equilíbrio antes existente, o lobo tornou-se um animal oportunista,no entanto caçando sempre embando,com seus líderes e liderados. Tornou-se mau na visão daqueles que realmente eram prejudicados:foi caçado diretamente, envenenado sob diversas formas; armadilhas foram colocadas em suas trilhas, e, finalmente foi extinto em grande parte da Europa, com exceção das vastas floretas da Rússia, onde subsiste até hoje. Mas como justificar tais atos? Ora, simplesmente transformando o lobo de

Relacionados