O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
795 palavras
4 páginas
MICHAELY TEOFILO FERNANDESO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Disciplina: Linguagem, tecnologia e trabalho
Curso: Técnico em secretariado
CTEC, Franca
Professora: Layd Fontanezi Nogueira
2015
INTRODUÇÃO:
O QUE É REFORMA ORTOGRÁFICA?
A reforma ortográfica é um acordo internacional que entrou em vigor no Brasil a partir de 1o de Janeiro de 2009, e o período de adaptação foi de quatro anos em que as normas antigas foi abolidas em 2013, esse acordo foi feito por países que utilizam a língua portuguesa para simplificar e unir a forma da escrita nestes países, que são: Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, além do Brasil e do Portugal.
O QUE MUDOU NA ORTOGRAFIA?
As principais mudanças da nova ortografia foram em:
Trema: que não tem mais na língua portuguesa, só permanece nos nomes estrangeiros, como por exemplo: Müller
Acentuação:
Ditongos abertos (ei e oi): nos ditongos abertos “ei” e “oi” não são mais acentuados em palavras paroxítonas, como por exemplo: a palavra idéia agora passou a ser ideia ou Coréia passou a ser Coreia. Mas o acento permanece nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas como a palavra herói por exemplo. E no ditongo aberto ‘eu’ também permanece a acentuação, exemplo: chapéu, céu, véu...
O Hiato de duplas vogais (oo) ou (ee): as palavras com duas vogais iguais não são mais acentuadas, por exemplo: vôo, perdôo, enjôo, passou a ser voo, perdoo, enjoo e descrêem, lêem, relêem agora é descreem, leem, releem e assim por diante.
“I” e “U” formando hiato: Não é mais acentuado o “I” e “U” tônicos que formam o hiato quando vem depois de ditongo, por exemplo, as palavras fiúra, feiúme, agora é feiura, feiume e assim por diante.
Acento diferencial: não tem mais acento diferencial nas palavras homográficas, por exemplo: Pára/para, péla/pela, pêlo/pelo, pêra/pera, pólo/polo que agora é para, pela, pelo, pera, polo, mas o acento permanece verbo ‘poder’ (3a pessoa do