O nosso mundo
O livro conta a história de Erasmino, que sofre uma grave obsessão de pessoas maléficas. A ajuda vem de sua mãe, que desesperada com a situação do filho o conduz a um centro de Umbanda, sobre o qual ela também desconhece. Nessa parte do livro, explica toda a origem da Umbanda, seus fundamentos e rituais, dando ênfase aos Pretos Velhos. Através do tratamento a Erasmino a equipe espiritual localiza o reduto do mal. Que é um prédio (nao exatamente o "predio" que hoje conhecemos) todo equipado e ocupado por espíritos que cobram e trabalham para espíritos corajosos com a intenção de vingança, obsediando as pessoas. Então é traçado um plano pela equipe para destruir esse “prédio”. E com a ajuda dos Exus, Pretos Velhos e muitas outras pessoas, todos comandados pela preta velha vovó Catarina, conseguem destruí-lo encaminhando muitos espíritos à Senda do Bem.
Erasmino já recuperado, continua o tratamento meio contra vontade propria e por desconhecer o espiritismo demonstra grande preconceito contra a Umbanda. Nesse ponto é esclarecido por um amigo espírita que lhe explica todo o trabalho de Allan Kardec, a doutrina espírita e até da Umbanda. Começa então Erasmino a estudar e a fazer parte de um Centro Kardecista, onde desenvolve com o tempo um grande trabalho mediúnico1. E nessas sessões de tratamento à pessoas sofredoras, um espírito relata sua perseguição, seu ódio e vontade de vingança contra um homem que lhe havia feito muito mal no tempo da escravidão, deixando-o na mais completa miséria, roubando-lhe a esposa e as filhas abusando-as sexualmente, além de ter-lhe trtado no tráfico de escravos dos quais eram sócios.
O grupo de médiuns presidido por Erasmino, tenta exaustivamente tirar a tenção do espírito sofredor que continuava firme no propósito de vingança. Somente após várias sessões de tratamento, o espírito é encaminhado sem revoltas. Mas antes é interrogado por Erasmino, que muito envolvido com a história, não mais se continha em querer saber o nome