O nome da Rosa
Qual a disputa filosófica (ideias filosóficas) presente no enredo do filme (ou livro)?
Qual o pensamento e/ou valores dominantes da época referida nesta história?
A disputa filosófica do filme está no confronto entre os dois modos de procurar a verdade. De um lado, a igreja, avessa a qualquer tipo de evidência racional e empírica, interessada na defesa apenas dos dogmas da cristandade, condenando tudo aquilo que contrariasse a igreja e as autoridades permitidas. A igreja totalmente contra os fatos resultantes da observação e experimentação.
Do outro lado, uma posição aberta à busca da observação dos fatos independentemente da sua relação com os dogmas, partindo justamente dos fatos para a construção de hipóteses e experiências, de forma racional.
O filme apresenta inúmeros elementos da sociedade e cultura da época, mostrando as relações sociais entre as pessoas, o poder da igreja e a manipulação que ela exercia sobre a sociedade, de maneira psicológica, econômica e política.
O filme reflete conceitos importantes de liberdade, responsabilidade, dignidade humana, liberdade religiosa, igualdade e sobre o poder político.
O filme mostra que a cultura, sabedoria e conhecimento eram um privilégio de apenas algumas pessoas, e por isso a maioria da sociedade, que era privada destes privilégios, era manipulada pela igreja, em função de outros interesses que não a descoberta da verdade, e pelo fato de que a Igreja se preocupar com a manutenção dos seus privilégios e condição social, econômica e política.