O NOME DA ROSA
RESUMO SOBRE O FILME "O NOME DA ROSA"
RESUMO SOBRE O FILME "O NOME DA ROSA"
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA -2.1
DOCENTE: DELSON FERREIRA
ALUNA: AUGUSTA DIAS LEAL - MATRÍCULA: 0200012480
PÓLO: BELO HORIZONTE/ NOTURNO
História ocorrida no século XIV, ano 1327, em um mosteiro que resiste até hoje, sendo o maior acervo do cristianismo no mundo,"Beneditino Italiano". Dono das maiores relíquias arquivadas em biblioteca. Seu acesso sempre era dificultado para visitação,pois se escondia supostas verdades em pergaminhos que poderiam cair por terra várias imposições retratadas pelo alto comando do catalicismo da época.
Houve um acontecimento bárbaro que marcou toda a história, pois os monges que liam, desfolhavam, manuseando os livros nas pontas dos dedos com a língua, eram encontrados sem vida, pois tanto os dedos e línguas, se tornavam rochos, o que permita dizer que estes livros estavam envenenados.
O ator Sean Conery,interpretando o monge franciscano, foi escolhido para investigação deste caso.Sua linha constrangia e muito os interesses do Inquisitor Bernardo Gui , figura real da época, que naturalmente passou a o perceguir, pois a investigação abordava métodos científicos, priorizando a razão, (época renascentista: O homem e a natureza em primeiro lugar, tomando frente ao divino e ao sobrenatural - 1300/1650), acreditavasse em pontos que provavam a ineficiencia de Deus, em alguns aspectos.
Desta forma, a inquisição foi posta a todo o vapor e tentava esconder da população a verdade descrita nestes acervos, o que contribuiu negativamente para todo o desenvolvimento intelecto de uma era. Usava-se a religião como um muro a não ser ultrapassado, para que não se desmacarasse a verdade por trás de todo conhecimento descrito. O mais grave é que toda esta inquisição, centralização do poder, escondia problemas que rondavam a verdadeira hierarquia do catolicismo da época, como conflitos