O NOME DA ROSA RESUMO
O NOME DA ROSA
UM FILME DO ANO DE 1327, QUE RELATA OS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS EM UM MOSTEIRO NO SUL DA ITÁLIA. UM FRANCISCANO FOI CHAMADO PARA PARTICIPAR DE UM DEBATE, COM VÁRIAS ORDENS, VÁRIAS PESSOAS DE LUGARES DIFERENTES E TAMBÉM AJUDAR A DESVENDAR UMA SÉRIE DE MORTES SEM EXPLICAÇÃO. ESSE FRANCISCANO É UM EX INQUISITOR, EX POR CAUSA DE UMA SITUAÇÃO QUE ESTAVA CONTRA UM FATO IMPOSTO PELA INQUISIÇÃO, E QUE SENÃO VOLTASSE ATRÁS, SERIA QUEIMADO.
O SUPERIOR DA ORDEM DOS BENEDITINOS SOLICITA AO INVESTIGADOR (WILLIAN), QUE SOLUCIONANDO O CASO, QUE ESCONDESSE TODAS AS EVIDÊNCIAS, PARA QUE OS OUTROS PARTICIPANTES DO DEBATE NÃO VENHAM A SE ESCANDALIZAR. MESMO TENDO ACONTECIDO O DEBATE, A INQUISIÇÃO CHEGOU A CONCLUSÃO PRECIPITADA QUE A CULPA ERA DE UMA CAMPONESA E UM MONGE, QUE ESTAVAM INSPIRADOS PELOS DEMÔNIOS. FOI AI QUE O EX INQUISITOR WILLIAN COLOCA SEU PONTO DE VISTA QUE MESMO QUEIMANDO AS VÍTIMAS, AS MORTES NÃO ACABARIAM. E FOI OQUE ACONTECEU, AS MORTES CONTINUARAM. EM SUAS EXPLORAÇÕES, WILLIAN ENCONTRA O VENERADO JORGE EM UMA PARTE SECRETA DA BIBLIOTECA, UMA PARTE SEPARADA, UMA PARTE QUE GUARDAVA MUITOS LIVROS, MUITOS SEGREDOS, MUITAS CITAÇÕES QUE CONTRADIZIAM AS SAGRADAS ESCRITURAS.
A HISTÓRIA SE PASSA POR CONTA DE UM LIVRO QUE O VENERADO JORGE COLOCOU VENENO EM TODAS AS PÁGINAS, PARA QUE AQUELES QUE O MANUSEASSEM FOSSEM DESCOBERTOS. A SEGUNDA POESIA DE ARISTÓTELES, UM LIVRO EM GREGO TOTALMENTE VOLTADO PARA COMÉDIA. ERA UM LIVRO GUARDADO A SETE CHAVES PELO VENERADO JORGE, UM OBJETO DE ÓDIO PELO MONGE, QUE ACREDITA QUE A COMÉDIA É UM DESCASO PARA COM DEUS, POIS O RISO NÃO O TEMOR E SEM TEMOR É IMPOSSÍVEL TER FÉ, SENÃO HÁ TEMOR AO DEMÔNIO, NÃO É NECESSÁRIO TER DEUS. ACREDITA QUE O RISO CONTINUARÁ SENDO UM PRAZER DOS HOMENS. O EX INQUISITOR WILLIAN CONSEGUE EXPLICAR AS MORTES COM O VENENO QUE FOI COLOCADO NAS PÁGINAS DOS LIVROS, A SANTA INQUISIÇÃO FOI CERCADA PELOS CAMPONESES E ACABARAM TODOS