O Nitrog Nio
O nitrogênio é um dos principais elementos necessários para as plantas. Ele entra na composição de todas as proteínas simples e compostas que constituem a principal parte componente do citoplasma das células vegetais entra na composição dos ácidos nucléicos (ribonucleicos e desoxirribonucleicos), que têm papel exclusivo no metabolismo do organismo. O nitrogênio está presente na clorofila, nos fosfatídeos, nos alcaloides, nas enzimas e em muitas outras substâncias orgânicas das células vegetais.
Como fonte principal do nitrogênio para a nutrição das plantas, servem os sais amoniacais e as do ácido nítrico.
Os sais que entram na planta em formas minerais de Nitrogênio passam um ciclo completo de transformações, cuja etapa final é sua introdução na composição das moléculas de proteína. As proteínas sintetizam-se doa aminoácidos que, a sua vez formam-se da interação do amoníaco com o grupo cetônico dos ácidos orgânicos correspondentes (aminação).
A aminação direta submetem-se, com ajuda de enzimas, os ácidos cetocarbônicos: pirúvico, oxálo-acético, alfa cetoglutárico e outros que se formas nas plantas pela desintegração dos carboidratos, no processo de respiração anaeróbica ou na fase da respiração aeróbica. A aminação direta dos ácidos ctônicos pelo amoníaco é a via principal da síntese dos aminoácidos nas plantas.
Ciclo Do Nitrogênio
O nitrogênio é um dos componentes vitais para a vida. Sua importância se deve aos aminoácidos, proteínas, DNA e RNA fornecidos. O DNA e o RNA são materiais genéticos que contêm informações determinantes dos caracteres hereditários transmissíveis à descendência.
O nitrogênio compõe aproximadamente 80% da atmosfera. Entretanto, os animais e as plantas não podem absorvê-lo diretamente do ar, e sim na forma de amônia solúvel em água ou na forma de nitrato, nas quais é convertido por bactérias.
Certas bactérias do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia.
Algumas plantas absorvem diretamente