O negro e as mídias
Introdução
Conhecer as condições sociais dos negros no país e compará-las às condições de outros grupos sociais permite que os alunos tenham instrumentos para discutir sobre a necessidade de um maior espaço na mídia para toda a comunidade negra e afro descendentes.
Público alvo: alunos de 9º ano.
Tempo Previsto: 6 aula/ 50 minutos.
Objetivos
1. Conhecer alguns fatos históricos que explicam as diferenças sociais entre brancos e negros no país.
2. Analisar dados estatísticos.
3. Desenvolver a capacidade de argumentação.
4. A reduzida cobertura de temas relacionados aos negros pela grande mídia.
5. Provocar os alunos para que repensem quais as causas da disparidade de espaço e da ausência de ídolos negros na TV.
6. A Discriminação pode ser entendida como o momento em que o preconceito e o estereótipo conduzem a ação de um indivíduo "A" no cerceamento dos direitos ou tratamento desigual em relação ao indivíduo "B".
Metodologias
1. Apresentar aos alunos as razões defendidas pelos diferentes setores do movimento negro: os que são favoráveis à política de cotas e os que discordam. Recupere o período da abolição da escravatura e a difícil inserção do negro no mercado de trabalho.
2. Levar os alunos ao laboratório de informática e solicite que façam pesquisas sobre as condições sociais da população negra na época atual, enfocando questões como mercado de trabalho, escolaridade e espaço na mídia.
3. Solicitar que os alunos apresentem aos colegas os resultados de suas pesquisas.
4. Selecionar dois ou três textos sobre o espaço que o negro ocupa na mídia. Os textos devem refletir diferentes posições. Ler com os alunos e, durante a leitura, faça as explicações necessárias.
5. Debate em seminário.
Atividades
Em forma de seminário, os alunos irão debater as causas dessa barreira que o negro ainda encontra nas mais diversas mídias, principalmente na comercial. Cada um terá espaço para fazer argumentações, colocações ou críticas.
Peça