O Navio das Sombras
Curso de Graduação em Português
Teoria e Metodologia do Discurso Literário
MONOGRAFIA:
O Navio das Sombras.
Érico Veríssimo.
Professora: Claudia Nuñez
Aluna: Genessí Delia Itatí.
São Paulo
2013
Sumário
Introdução:
A análise de uma obra literária é uma boa ferramenta para poder aplicar e ampliar nossos conhecimentos e conteúdos aprendidos na assinatura, na hora de produzir textos e trabalhos acadêmicos.
O texto escolhido para o presente trabalho monográfico é “O Navio das Sombras”, escrito por Érico Veríssimo (1905-1975), influente escritor romancista brasileiro, com estilo coloquial, poético e intimista.
Esta narrativa é densa, muito bem conduzida, rica em imagens que conduzem o leitor para o estado mental das personagens, acentuando a curiosidade e mantendo vivo o interesse pelo desfecho final. “O Navio das Sombras” é um dos seis contos do livro “Contos” de Érico Veríssimo, editado em 1968 pela editora Globo1. Os contos apresentados nesse livro (“As Mãos de Meu Filho”, ”O Navio das Sombras”, “Os Devaneios do General”, “Esquilos de Outono”, “Sonata” e “A Ponte”) fazem parte da linha psicológica do Autor.
O tema a tratar neste trabalho monográfico, a partir do texto selecionado, é a morte, e o objetivo é analisar como o autor utiliza dito tema na produção da narrativa.
Biografia do Autor:
Érico Veríssimo (1905-1975) foi um escritor brasileiro. "Olhai os Lírio do Campo", é sua obra prima. Foi um dos melhores romancistas brasileiros. Fez parte do segundo tempo modernista2. Recebeu o "Premio Machado de Assis3" com a obra "Música ao Longe" e o "Premio Graça Aranha" com "Caminhos Cruzados".
Érico Veríssimo (1905-1975) nasceu em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, no dia 17 de dezembro de 1905. Filho de Sebastião Veríssimo da Fonseca e de Abegahy Lopes, família rica e tradicional, que perdeu tudo no começo do século. Estudou no Colégio Venâncio Alves, em Cruz Alta. Com 13 anos já lia autores nacionais como