O Nascimento da Filosofia
Profº Me. Ivan Pereira Guedes1
A CONQUISTA DO TERRITÓRIO Após a saída do Egito e a peregrinação por quarenta anos no deserto, bem como a morte do grande líder Moisés, uma nova geração de israelitas, agora liderados por Josué, estão prontos para tomarem posse da terra que lhes havia sido prometida por Deus. A chamada conquista da terra de Canaã2 não foi rapida e nem foi fácil. As nações que estavam localizadas na zona fronteiriça com o deserto do Sinai ofereceram grande resistência. Os movimentos ao norte por ambos os lados do Mar Morto tiveram que superar resistencias e embates, a estratégia deles foi ocupar o Vale do Jordão3. Durante o período do Juízes eles sofreram bastante com as investidas do cananeos e seus carros de guerra, com a resistência dos moabitas e a belicosidade dos filisteus. Somente nos reinados de Davi e Salomão os israelitas conseguiram ocupar de fato a quase totalidade do território palestino. A estratégia israelitas visava evitar a chamada “via do Rei”, que se constituia na principal rota na Transjordania, bem como evitar também os reinos de Edom e Moabe; foram ocupando paulatinamente a região da Transjordania até cruzarem o rio Jordão para conquistarem a região da Cisjordania.
A conquista da cidade de Jericó: A posição que ocupa o oasis de Jericó demonstra que se tratava de uma cidade estratégica para a ocupação da Transjordania em direção as montanhas de Canaã.
A Jericó veterotestamentaria se localiza na atual Tell es-Sultan, entretanto, a grande erosão naquele local não permite a extração de muitas informações arqueológicas sobre suas origens. Tratava-se de uma cidade de porte médio, guardada por muralhas que se remonta a idade do Médio Bronze. Segundo o relato bíblico somente com ajuda de Yahvé foi possível aos israelitas invadirem e conquistarem esta cidade. Uma vez ocupada o sul da Cisjordania, a narrativa do livro de Josué (capto 11) informa que os reis do norte de Canaã,