O Nacimento da Filosofia
Joelson Moreira da Silva
Ronnison de Souza Porto
Resenha
Tailândia, junho de 2011
Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará – EETEPA
Diretora: Marcilene Sales
Professor: Manoel Jacaúna
Disciplina: Filosofia
Turma: Técnico em Segurança no Trabalho
Greiz Cardoso Bettcher
Joelson Moreira da Silva
Ronnison de Souza Porto
Resenha
Trabalho solicitado como avaliação parcial da disciplina de filosofia, ministrada pelo professor Manoel Jacaúna.
Tailândia, junho de 2011
O nascimento da filosofia
Atualmente sobre o nascimento da filosofia ainda existem varias duvidas, mas existem varias hipóteses sobre, exatamente com que a filosofia trabalha, com varias teses e não se tem certeza de que está certo ou errado, o principal tema debatido é o nascimento da filosofia, se o mesmo nasceu sozinho ou se teve alguma influência humana, essa duvida foi e ainda é muito grande. Mas os grandes filósofos também participaram desse nascimento, e mesmo com suas participações ainda não foi descoberta uma hipótese de certeza, mesmo com toda tecnologia que pode proporciona o pensamento de uma grande quantidade de filósofos, mas isso torna essa descoberta ainda mais difícil, pois cada um deles tem um modo de pensar diferente, fazendo com que todas as idéias se debatam tornando mais difícil uma hipótese que se aproxima da verdadeira.
O único fato que se sabe é que a filosofia existe desde os tempos antigos. E que nasceu no final do século VII e no inicio do século VI antes de cristo.
Mas palavra filosofia significa sabedoria, pois quem inventou essa palavra foi o filosofo Pitágoras. Mas Pitágoras afirmava que a sabedoria existia apenas nos deuses, e que o homem poderia desejá-la ou ama – lá, e usando esse fato a seu favor poderia fazer com que o homem torna-se filosofo.
Pitágoras dizia também que a filosofia não poderia ser utilizada para o comercio e nem usar sabedoria para vencer