O método de Tarner

504 palavras 3 páginas
O método de Tarner

Desprezando os efeitos de compressibilidade da agua conata e da rocha, a EBM um reservatório volumétrico saturado , pode ser escrita da forma : = -

Onde Gps é a produção acumulada de gás a partir da pressões de bolha e Rsb = Rsi
Considerando a produção desde tb até tj+1, temos após a diferença entre 2 equações o resultado de : = Bob
Onde (∆GPS/Nb ) FBM representa o valor da variável (∆GPS/Nb) calculada através da equação de balanço de materiais . Na equação (II) os vários tipos de produção pos representados pelos subconjunto j=0,1,2..., onde o subconjunto j=0 deve ser substituído pelo subscrito b, referente ao ponto de bolha, a partir do qual se aplica o método de Taner.
A produção de gás por volume unitário de óleo existente no reservatório na pressão de bolha , determinada através da razão gás/ óleo , é dada por :

=
Ou seja ,

O calculo da razão gás / óleo R depende da razão de permeabilidade efetivas Kg/ Ko, que por sua vez a saturação e função da saturação de líquidos .
Os valores de (∆Gps/Nb) calculados através das equações , devem ser iguais e dependem da produção acumulada de óleo em uma determinada pressão.
Apressao de abandono pode ser estimada a parti de experiências com reservatórios semelhantes ou pelo estudos do índices de produtividade e conhecimento no limite econômico das vazões .
O estudo de pressões de comportamento do reservatório devem produzir curvas de pressão e de razoes gás / óleo como funções de razoes de óleo (Np/N). A produção acumuladas total de óleo e dada por Np=Npb + Nps onde Nbp e dada pela produção ate o ponto de bolha , ou seja, Nbp= NBeiceo (pi-pb) dividido por bob e Npse a produção acumulada a parti do ponto de bolnha .

O método de Muskat
A relação entre os volumes de capa de gás e da zona de óleo e definida por :
M= (I)
Desprezando-se os efeitos compressibilidade de rocha temos :
M= (II)
Onde

Relacionados

  • reservatorio
    1819 palavras | 8 páginas
  • Monopoli10004148
    23923 palavras | 96 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas