O método científico e a elaboração das teorias científicas
Ano Lectivo 2011/2012
Filosofia / Prof. Florbela Pires
O método científico e a elaboração das teorias científicas
Ciência e construção:
Validade e verificabilidade das hipóteses “Como procedem os cientistas para conhecer a realidade?”
Março 2012
Pedro Dias Nº19 11ºCT1
José Saldanha Nº16 11ºCT1
ÍNDICE
1. Introdução 2. Clarificação dos conceitos nucleares. 3. Resposta às subquestões. 4. Primeira Resposta ao Problema: os cientistas usam o método indutivo a. O método indutivo: o problema da indução i. A tese de Hume sobre a indução 5. Segunda Resposta ao problema: os cientistas usam o método hipotético –dedutivo b. Os momentos do método hipotético-dedutivo 6. Terceira Resposta ao Problema: A perspectiva falsificacionista do método científico. Karl Popper e o problema da justificação das hipóteses. c. A demarcação das teorias científicas d. Os critérios poperianos para a demarcação das teorias científicas e. Os critérios poperianos para saber em que condição uma teoria é uma boa teoria científica e saber em que condição uma teoria científica é melhor que outra 7. Dissertação Filosófica 8. Conclusão. 9. Bibliografia.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, vamos procurar responder ao seguinte problema: “Como procedem os cientistas para conhecer a realidade?” inserido no tema “Ciência e construção”. Como a nossa turma é um do curso de Ciência e Tecnologias é importante para a nossa vida no futuro, quando tivermos em laboratórios a fazer investigação e também é de interesse próprio, percebermos qual é o processo da formulação de teorias científicas e como essas teorias credibilizam e dão consistência à ciência.
A questão central “como procedem os cientistas para conhecer a realidade” quer dizer, qual é o processo que os humanos utilizam para conhecer a realidade em termos científicos que nos rodeia, para isto surgem outras questões, subquestões: