O museu na cidade
O edifício, um sobrado, onde está instalado o museu, é um bem tombado a nível Federal, pelo IPHAN
- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1967) e, a nível Estadual, pelo CONDEPHAAT
- Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (1980). Está localizado no Centro Histórico da cidade de Itu, numa área constituída e delimitada, em 2003, a partir de uma ação conjunta entre o IPHAN, CONDEPHAAT e Prefeitura Municipal, que passou a considerar como bens tombados a estrutura urbana configurada pela paisagem, o conjunto de logradouros e elementos arquitetônicos (D.O.E. nov. 2003, seção I, p. 30)1
.
Desde a sua inauguração, o Museu Republicano está subordinado administrativamente ao Museu Paulista
(conhecido como Museu do Ipiranga) que, em 1934, passou a ser um Instituto complementar da recémcriada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
O museu, a partir de 2006, conta com a presença de um serviço educativo que, em conjunto com o Serviço de Documentação Textual e Iconografia, vem desenvolvendo projetos multidisciplinares e de extensão universitária, voltados para a comunidade, dando ênfase para os trabalhos de capacitação de professores da rede pública de ensino.
Para tanto, tem também, realizado estudos de público a fim de traçar as características de seus visitantes, com a finalidade de aprimorar a sua atuação junto à comunidade na busca de qualificação para suas ações educativas e como espaço de pesquisa e educação.
Um desses estudos, realizados nos livros de registros de visitantes do museu, constatamos que, a partir de
2004, houve uma menor incidência da presença ao museu do público escolar proveniente de instituições particulares e públicas da cidade em detrimento às instituições escolares de outras cidades.
Os resultados