O mundo
A eficiência na utilização de um leito fluidizado (Figura 1) depende em primeiro lugar do conhecimento da velocidade mínima de fluidização.
Abaixo desta velocidade o leito não fluidiza; e muito acima dela, os sólidos são carregados para fora do leito.
Em operações da indústria de alimentos encontramos a sua utilização em sistemas de torrefação de café; secagem e congelamento de alimentos; recobrimento de doces, pastilhas, etc; sistemas de
Microencapsulação, misturadores
Leito Fluidizado
Outro método de congelamento a ar são os congeladores de leito fluidizado, considerados uma variação dos túneis de congelamento de ar forçado. São empregados para congelar alimentos pequenos e de tamanho uniforme. O movimento de ar frio é perpendicular aos produtos e atravessa de baixo para cima, mantendo as partículas em suspensão, separadas umas das outras. Com a grande área de superfície de contato entre o alimento e o ar frio, além da grande velocidade do mesmo, permite que a velocidade de congelamento seja muito rápida. Esse método proporciona os chamados produtos IQF (individual quick frozen = congelados individualmente de forma rápida), ao contrário dos demais, que congelam os alimentos em blocos.
Congelamento
O congelamento utilizado é o Individually Quick Frozen (congelamento individual rápido) que neste caso é feito em frigoríficos de leito fluidizado passando as ervilhas numa passadeira perfurada, através da qual passam sopros de ar gelado que congelam rapidamente as ervilhas uma a uma.
O congelamento deve ser feito rapidamente de forma a manter a forma da ervilha, a sua textura, sabor, qualidade e uma menor