O mundo e a consciencia
Preciso das respostas para cada questão. Espero a ajuda de vocês! ;)
1- Qual é a distinção feita pelo autor entre consciência e mundo e consciência no mundo?
2- Em que sentido Descartes teria descartado a história?
3- Explique o que significa dizer que a filosofia de Descartes projetou luz e sombra.
5 dias atrás - 17 horas restante para votação
Detalhes Adicionais
Esse é o texto!
O mundo e a consciência
O dualismo cartesiano e a doutrina da total separação das substâncias levam, no limite, a um estranhamento da consciência em relação ao mundo. Mas hoje sabemos que a consciência não pode ser posta como uma entidade absolutamente autônoma e separada, a não ser em termos estritamente metodológicos. Por isso somos levados a considerar não apenas o problema das relações entre a consciência e o mundo, como também a questão, para nós talvez mais premente, da consciência no mundo. Pois o progresso e a obtenção da sabedoria através do correto exercício da razão são inseparáveis da consideração da história da humanidade, em que Descartes toca apenas superficialmente.
1) Descartes, considerado um racionalista, é adotado também pelo empirismo (representado por Hume) e pelo criticismo transcendental (representado por Kant, que pretendeu suplantar tanto o racionalismo como o empirismo).
Apesar de a filosofia de René Descartes (1596-1650) se basear no que ele chama de "dúvida radical", Descartes não é considerado um cético: é, freqüentemente, conhecido como um racionalista. Vou procurar mostrar, porém, que sua filosofia, apesar de ser apresentada por ele como a resposta ao ceticismo, é, no essencial, fundamentalmente cética.
2) Descartes foi descartando e acabou descartando tudo, quando não havia mais nada para ser descartado, ele teve que acreditar em algo acima da capacidade humana de compreensão A filosofia cética é a descrença pura, só com provas.
3) A filosofia de Descartes projeta a luz e a sombra.