O mundo urbano
- O futuro urbano da humanidade
A migração da população para a cidade ocorre cada vez mais desde a revolução industrial. Essas cidades vêm sendo definidas como locais de aglomeração de pessoas, pólos centralizadores. Em alguns países o que chamamos de urbano e rural é definido pelo numero de habitantes, já no Brasil são consideradas as sedes dos municípios.
O que conhecemos como êxodo rural, é a migração do campo para as cidades, dando origem à urbanização. Hoje em dia as economias do mundo rural e urbano estão ligadas, pois a população rural mora no rural e a população agrícola trabalha no rural.
- As ondas de urbanização
As primeiras ondas de urbanização ocorreram entre 1750 e 1950, na Europa e America do Norte.
A segunda ocorreu nos países subdesenvolvidos a America Latina, Ásia e África. Teve inicio em 1950 e foi mais rápido em comparação a primeira onda. Toda essa urbanização dos países subdesenvolvidos, trás todo um conjunto de problemas seja de saúde, social e ambiental. Além de não terem conhecimentos, a população recém-chegada não tem os mesmo privilégios, pois só sobram empregos temporários de baixa remuneração.
- Megacidades e metrópoles
As cidades vêm aumentado cada vez mais, as megacidades possuem uma população muito maior que cidades normais dos centros, um bom exemplo é a cidade de São Paulo. Essas megacidades estão mais situadas nos países subdesenvolvidos, nos desenvolvidos destacam-se Tóquio e Nova York.
As taxas de fecundidade assim como o crescimento natural muitas vezes são baixas nas megacidades. Tendo muito desenvolvimento econômico, termina atraindo imigrantes tanto do país como do exterior, como é o caso de bairros chineses, italianos ou alemães, tendo assim um grande ponto de concentração e desigualdade social.
- Metrópoles, megalópoles e cidades globais.
Os dois principais modos de popularizar uma cidade é a verticalização e a periferia. A verticalização se dá com o aumento de edifícios, pois