o mundo rural brasileiro
O mundo rural brasileiro I
Características do mundo rural brasileiro
O mundo rural brasileiro apresenta enormes diversidade e complexidade, com aspectos muito contrastantes. Existe no Brasil muito atraso no meio rural, com situações de violência ou relações de trabalho precárias. Mas existem também inovações, ligadas tanto às atividades econômicas (agronegócio e agricultura familiar tecnificada) quanto aos aspectos sociais. Nesse caso podem ser destacados assentamentos bem-sucedidos, experiências de agricultura orgânica e social, experiências na área de educação e valorização da cultura. As contradições e diferenças manifestam-se em todas as regiões do país, com destaque para três delas.
Em primeiro lugar, existe uma contradição entre o sucesso do agronegócio e a imensa desigualdade social no campo. O agronegócio brasileiro vem se mostrando um dos mais desenvolvidos e competitivos do mundo. Isso tem obrigado os países desenvolvidos a criar barreiras para proteger seus mercados dos produtos brasileiros.
Ao mesmo tempo, a grande concentração de renda cria uma imensa desigualdade social no campo. Os pequenos produtores transformam-se em trabalhadores assalariados no campo ou migram para as cidades em busca de alternativas.
Situação especialmente grave é a permanência do trabalho escravo e semiescravo em algumas áreas. Há, ainda, os trabalhadores rurais sem-terra, que engrossam as fileiras de movimentos sociais em busca de melhores condições de vida.
Outro contraste notável é a presença da agricultura moderna e da arcaica. O alto grau de tecnologia e de inovações em algumas propriedades contrasta com a precariedade e a falta de condições em outras. Assim, ao mesmo tempo que temos fazendas-modelo em tecnologia, ainda deparamos com fazendas arcaicas e improdutivas, além de faxinais e comunidades quilombolas, que praticam uma agricultura de subsistência.
Finalmente, contrapõem-se a destruição do meio ambiente com as alternativas sustentáveis.