O mundo precisa de filosofia
Acadêmico: Fabiano Martins dos Santos
Curso: Matemática - 2 semestre
Disciplina: Filosofia da Educação
Profº: Marcelo Della Justina Arruda
Lages, 25/06/2014.
O mundo precisa de Filosofia
Grande parte da humanidade luta por possuir maiores bens de fortuna, porque através destes bens espera vir a ter mais poderes. Mais não só nisso que a vida se resume, pois a figura do homem rico nem sempre tem as características de ser um homem feliz, a quem falta, no entanto, o bom senso.
O problema social da distribuição das riquezas está focalizado entre valores da riqueza material e o saber, mas nem sempre temos a nítida noção de poder que possuem as ideias.
O mundo está hoje dividido pelas ideologias, que são as formas pelas quais as ideias assumem e exercem sua ação eficaz na existência, que a transformam em uma poderosa energia dinâmica.
A ideia de vida contemplativa por filósofos são vista por muitos, que estes são loucos, alienados, excêntricos, mas a vida contemplativa não seria um afastamento da realidade, e sim um convite ao homem para uma vida em plenitude, com um discernimento das ideias.
Os filósofos ficam sendo conhecidos como os que confundem a mente dos outros, quando de fato é na Filosofia que encontramos os elementos capazes de livrar-nos da confusão das ideias, e da imprecisão da linguagem.
Mais são os sofismas que impressionam as pessoas, principalmente porque muitos se distraem ante as dificuldades de desfazer a aparente verdade de um sofisma sendo necessário ter o espírito preparado, e conhecer bem as regras da Lógica.
A verdade, o que encanta no campo de Filosofia não é o fato de estar sempre diante da verdade, mas num plano de inteligência em que até nos erros dos filósofos tem sempre alguma coisa a aprender. Julgamos sempre que há uma grande distância entre o modo de viver e de pensar dos filósofos e o viver e o pensar dos homens em geral. Mas estas ideias,