o mundo para pitagoras
1 UNO O LIMITADO E O ILIMITADO DAVAM ORIGEM A UMA UNIDAD , QUE ESTÁ NA BASE DE TODAS AS COISAS – O UNO, E AO MESMO TEMPO, REPRESENTAVAM OUTROS PARES DE OPOSTOS (ÍMPAR E PAR), QUE COMPUNHAM OS FENOMENOS DO UNIVERSO. DESSA FORMA, OS NUMEROS PARES SÃO ASSOCIADOS AO ILIMITADO, OS NUMEROS IMPARES AO LIMITADO, MAS A UNIDADE, QUE TEM O PODER DE TRANSFORMAR OS PARES EM IMPARES E OS IMPARES EM PARES, É COMPOSTA POR DUAS NATUREZAS DO UNIVERSO DO PAR E DO IMPAR. A COMPREENSÃO DESSA UNIVERSO—COMPOSTA E FORMADA POR NUMEROS IMPLICAVA, ENTÃO, O RECONHECIMENTO DOS OPOSTOS PRESENTES NA PROPRIA UNIDADE, MAS OPSOTOS QUE SE FUNDIAM NA UNIDADE.
2 O LOGOS HAVIA NO MUNDO UMA LEI, UMA RACIONALIDADE, - QUE DIRIGIA SEU MOVIMENTO CONSTITUINDO A SUA UNIDADE. PRESENTE EM TODO UNIIVERSO, ESTAVA TAMBÉM PRESENTE NO HOMEM. O LOGOS COMO RAZÃO HUMANA ERA PARTILHADO POR TODOS OS HOMENS E A TODOS OS HOMENS PERMITIA CONHECR, TANTO O UNNIVERSO COMO SI MESMO:’’COMUM É A TODOS O PENSAR‘’, ( HERACLITO, FRAGMENTO 11). ENTRETNTO, NEM TODOS OS HOMENS CHEGAVAM A COMPREENDER A VERDADEIRA RACIONALIDADE DO UNIVERSO MESMO QUE A COMPREENSAO DESSA RACIONALIDADE LHES FOSSE APRESENTADA, OU SEJA, MESMO DIANTE DO DISCURSO( LOGOS) QUE ENUNCIA ESSA COMPREENSAO NEM TODOS SÃO CAPAZES DE ENTENDE-LO.
3 O NÚMERO A NOÇÃO DE NÚMERO FORNECIA O INSTRUMENTAL NECESSARIO PARA QUE SE PUDESSE IR ALÉM DOS ELEMENTOS SENSIVEIS, PERMITA ABSTRAÇOES COM OS QUAIS SE PODERIA COMPREENDER O QUE É FUNDAMENTAL NA NATUREZA, SEM QUE ISSO IMPLICASSE QUE O CONHECIMENTO BTIDO NÃO SE REFERISSE À PRO PRIA NATUREZA—O NUMERO É A ULTIMA ESTANCIA MATERIAL, ERA A ESTRUTURA DAS COISAS;A NATUREZA DP NUMERO ESTA LIGADA À EXISTENCIA DOS FENOMENOS , NÃO AFASTAVA NECESSARIAMENTE DO CONTATO COM OS OBJETOS DE ESTUDO, EM FUNÇÃO DE SUAS CARACTERISTICAS PROPRIAS – ELEMENTO NÃO SENSÍVEL—, IMPLICAVA A VALORIZAÇÃO DA RAZÃO NA PRODUÇAÕ DE CONHECIMENTO.