O MUNDO NA “ERA DA PROSPERIDADE” (1945–1973)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
HISTÓRIA COMTEMPORÂNEA II
HELDER DO NASCIMENTO VIANA
ANNA PAULA FELIX DA SILVA
ENSAIO MONOGRÁFICO:
O MUNDO NA “ERA DA PROSPERIDADE” (1945–1973)
NATAL/RN
2009
2
SUMÁRIO
Introdução
01
A Guerra fria
02
A Prosperidade Européia
07
Desenvolvimento Econômico da América Latina e Ásia
12
Transformações Sociais e Individualismo
15
Conclusão
18
Referências Bibliográficas
19
3
Introdução
Este ensaio monográfico foi proposto pelo professor Helder Viana da disciplina de História Contemporânea II com a intenção de lermos os textos: A volta do medo; A família e o indivíduo; A democracia transformada: a Europa ocidental, 1950-75 e Descolonização e desenvolvimento, para construirmos um relato contendo o que aprendemos.
4
A Guerra Fria
O medo era constante antes do fim da Segunda Guerra, os adversários achavam que seus oponentes eram extraterrestres, e isso só foi desmitificado quando estavam tão próximos que puderam ver que seus oponentes eram humanos tanto quanto eles.
Os Estados Unidos e Rússia tinham algumas semelhanças, dentre elas a histórica luta revolucionaria, suas ideologias tinham aspirações globais, suas dimensões territoriais eram continentais, e ambos entraram na guerra após ataques, a União Soviética pela invasão alemã em 22 de junho de 1941 e os
Estados Unidos pelo ataque japonês a Pearl Harbor em 7 de dezembro do mesmo ano. Quatro dias mais tarde Hitler aproveitou a situação e declarou guerra contra os Estados Unidos.
Porém também tinham muitas diferenças. A revolução americana havia ocorrido a mais de um século e meio, com desconfiança da concentração de autoridade. A liberdade e a justiça só foram possíveis pela constrição do poder.
Construíram um Estado forte limitando a capacidade do governo de controlar a vida cotidiana, sendo pela difusão de