O mundo grego
20 de agosto de 2012 • 07h30 • atualizado 08h38
Programas de trainee preparam participantes para cargos de liderança
BRUNA SANIELE
Direto de São Paulo
Estudantes em final de curso de graduação e recém-formados podem aproveitar a partir de agosto para investir em processos de trainee. Diferente de outras maneiras de conseguir um emprego, como em um estágio ou outro tipo de processo seletivo, os programas de trainee preparam os participantes para assumir cargos de liderança nas companhias e costumam oferecer uma remuneração maior para os profissionais em começo de carreira, que pode chegar a R$ 5 mil.
» Trainees ganham salário de até R$ 5 mil; confira vagas abertas
Segundo especialistas de Recursos Humanos (RH), agosto é o mês com a maior oferta de vagas em processos de traines no País. Para conseguir a posição e, no futuro, alcançar um posto de chefia nas grandes empresas, os candidatos devem ser fluentes em mais de uma língua, se mostrarem atualizados e apresentar um perfil de liderança, adiantam os consultores.
Um dos principais sites de seleção do País, o Vagas, conta com 3.370 oportunidades abertas para trainees nesse mês de agosto. Apenas na cidade de São Paulo são 615 vagas. De acordo com Fernanda Diez, gerente do site, as grandes empresas estão em busca de possíveis novos líderes, pessoas que venham a ocupar posições de chefia no futuro.
"Este profissional terá contato com praticamente todos os departamentos da organização para compreender e interagir com a cultura da empresa, além de aprender conceitos e aprofundar seu conhecimento sobre o negócio. Na maioria dos programas, o objetivo é que seja treinado para ocupar uma posição gerencial em até cinco anos", conta Rafaellen de Almeida, consultora de RH da Catho Online.
Conforme Rafaellen, os dois lados ganham em um programa de trainee. "A empresa lucra ao preparar um profissional alinhado com sua cultura e objetivos, que deve vir