O mundo Grego
2. O mundo Grego, Parte 1
3. Grécia Antiga
4. Primeiro Paradores
5. As cidades Gregas
6. Polis: cidade estado Grego
7. Formação do Polis
8. Conseqüência da colonização
9. Legado da Grécia Antiga
10. Conclusão
11. Bibliografia
O Mundo Grego
A cultura dos antigos gregos é fonte de elementos básicos que ainda penduram na nossa vida cotidiana. Vejamos alguns exemplos:
Em Atenas, ruínas da Grécia antiga são preservadas ao lado dos edifícios modernos. A história da Grécia, como de outras civilizações, foi fortemente condicionada pelo ambiente geográfico. A península Balcânica e muito recortada e cercada por centenas de ilhas - tanto no mar Egeu, no mar Jônio e no mar Mediterrâneo. O seu relevo é muito montanhoso e com um solo árido. Em decorrência disto, os gregos irão atribuir uma enorme importância às atividades mercantis. O solo e o clima auxiliam o desenvolvimento da cultura de oliveira, de vinho e ao pastoreio (cabra e ovelha). Para suprir as necessidades de sua população, os gregos irão se dedicar ao comércio marítimo, resultado o processo de colonização.
Grécia antiga
Situando No sul da Europa, ocupando uma península de relevo acidentado e um arquipélago no mar Egeu, a Grécia foi palco de uma civilização que se desenvolvel para além de seus limites geográficos sua história costuma ser dividida nos seguintes períodos:
Pré-Homérico (1900-1100 a.C) — Período antes da formação do homem grego e da chegada cretense e fenícia. Nessa época, estavam se desenvolvendo as civilizações Cretense ou Minóica (ilha de Creta) e a Micênica (continental).
Homérico (1100-700 a.C) — Quando acontece a chegada de Homero, que foi considerado um marco na história por suas obras, Odisséia e Ilíada. Período que iniciou a ruralização e comunidade gentílica (comunidade na qual um ajuda o outro na produção e colheita). Só plantavam o que iriam consumir (quando a terra não estava fértil saíam em