O mundo do trabalho
As transformações pelas quais o mundo do trabalho vem sofrendo, sobretudo após a consolidação do modelo econômico globalizado, refletem claramente quais as tendências e o perfil dos profissionais requisitados pelas empresas e organizações do Século XXI.
Atualmente, as palavras de ordem são capacitação e qualificação profissional. É fato que a automação tem sido importante para o desenvolvimento da economia, porque consegue unir produtividade à redução de custos, porém, a tecnologia trouxe com ela a necessidade de se repensar o papel do ser humano nesse contexto. Com a velocidade do avanço tecnológico, alguns ousaram afirmar que as pessoas seriam substituídas por máquinas. Todavia, não é bem isso que temos constatado, muito ao contrário, milhares de novos postos de trabalho e novas funções têm surgido a partir das configurações que o mercado de trabalho está oferecendo. Inúmeras ocupações surgiram nas áreas de tecnologia da informação, automação industrial, robótica etc., comprovando que o talento humano será sempre indispensável. Nessa perspectiva, o desafio do poder público é criar as condições ideais para que as pessoas tenham acesso à informação e à educação formal, para que possam ser treinadas e capacitadas a assumir as múltiplas tarefas que o mundo globalizado exige.
2. RESUMO CONTEÚDO APRESENTADO NA AULA TEMA 2
O trabalho passa a ser visto não só como um instrumento de produzir sofrimento, mais como algo estruturante e motivador.
Sofrendo grandes mudanças como a globalização é preciso destacar alguns fatores:
• Com as mudanças na economia as empresas que antes tinham lucro e estabilidade, tiveram que disputar os consumidores, passando a se preocupar com sua opinião.
• Com a mudança acima se constata que o cliente é quem manda e assim sua exigências e preferências estão em foco.
• Com as inovações no processo produtivo fez-se necessário a automação e com isso causou-se cortes de pessoal, o chamado