o movimento de Jesus depois da ressurreição
O movimento de Jesus depois da ressurreição: uma interpretação libertadora dos Atos dos Apóstolos/ Pablo Richard; ( tradução: José Afonso Beraldin). São Paulo: Paulinas, 1999. – ( coleção Estudos bíblicos ). P. 17 a p. 216.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(Resumo do livro por transcrição)
“Introdução: At 1, 1-11”
“I. Retomando o passado: 1,1-5: ... O prólogo do Evangelho (Lc 1,1-4) er inicialmente o prólogo de toda a obra de Lucas (Evangelho e Atos). Nestes cinco primeiros versículos do livro dos Atos, temos a ligação com o Evangelho de Lucas, ...”(p. 17).
“1. Resumo do Evangelho: 1, 1-2: Lucas retoma aqui a referência a Teófilo que ele colocara no começo do seu Evangelho (‘ilustre Teófilo’: Lc 1,3)... O fato de o nome ter sido acrescentado aqui depois de a obra lucana ser dividida em duas reforça a ideia de que Teófilo é uma designação simbólica gera...O conteúdo do Evangelho, que Lucas resume aqui, é ‘tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar... até o dia em que foi levado para o céu’. Aflora a ideia de que Jesus continua sua ação e seu ensinamento depois de ser arrebatado ao céu;...O texto destaca que, antes de ser levado ao céu, ele deu ‘instruções por meio do Espírito Santo os apóstolos que ele havia escolhido’. Os apóstolos garantem a continuidade entre o tempo do Evangelho e o começo do tempo da Igreja.”(pp.17-18).
“2. Os dias da ressurreição: 1,3-5: no Evangelho, a ressurreição representa o final da vida de Jesus; aqui, nos Atos, pelo contrário, ela é o começo da missão. No Evangelho, o tempo depois da ressurreição é um dia só; aqui, nos Atos, este tempo é de quarenta dias... O texto destaca duas coisas: que Jesus está vivo corporalmente e que, neste período de quarenta dias, ele fala aos apóstolos a respeito do Reino de