O monge e o Executivo
Curso: Gestão Financeira
Matéria: Empreendedorismo
Orientadora: Renata
Aluna: Josiane Gonçalves Trindade
O Monge e o Executivo
O livro retrata a história de John Daily. Ele era um gerente geral de uma grande indústria de vidros planos; Era bem sucessido, tinha uma linda esposa e depois de muito tempo de espera tinha conseguido ter 2 filhos, sendo um biológico e outro adotivo.
A vida de John foi muito boa durante um bom tempo. Porém com o passar dos anos e com o amadurecimento de seus filhos e a rotina do seu casamento, as coisas começaram a desandar, inclusive na sua empresa as coisas estavam ruins. Ele percebeu que estava fracassando tanto como pai, quanto marido e chefe.
Abrindo-se com o pastor de sua igreja, ele sugeriu que John parasse um pouco com sua rotina para que pudesse organizar seus pensamentos e rever suas atitudes. O pastor recomendou que ele fosse passar uns dias num pequeno mosteiro que abrigava frades da Ordem de São Bento que viviam numa vida basicamente de trabalho, orações durante o dia e também de bastante silêncio.
Ele acabou por ir, somente com o intuito de agradar sua esposa. Chegando lá descobriu que um grande executivo dava palestras para os visitantes e com isso ficou super empolgado. Descobriu também que aquele executivo era chamado no mosteiro de Irmão Simeão e isso causou um grande espanto nele, pois desde criança o nome Simeão aparecia na sua vida (por isso encarou aquilo como um sinal divino).
As palestras dadas por Simeão tinham como intuito ensinar como um líder de verdade deve ser. Na sala onde se passava as aulas, tinha também vários outros líderes que assim como ele passava por problemas difíceis.
Tinha como colegas de turma uma enfermeira, uma diretora, um sargento do exército, um pastor entre outros. Em outras palavras, todos daquela sala de alguma forma eram líderes só que em áreas completamente diferentes.
Basicamente o livro trás para o leitor um entendimento de como um