o monge e o executivo
BELÉM-PA
SETEMBRO 2014
O MONGE E O EXECUTIVO
UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
Biografia do Autor
James C. Hunter é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, bastante conhecido, com mais de 20 anos de experiência, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Sua proposta consiste em confrontar valores, emoções e crenças em um debate, com muitas opiniões discordantes e lições valiosas de vida.
Introdução
A história ilustra, caracterizando, a liderança servidora de modo que as pessoas entendam de forma clara e agradável os princípios fundamentais de como liderar pessoas, de como os verdadeiros líderes devem agir e pensar. Um bom líder pode ser “construído”. As decisões são reflexos nem sempre racionais e, por isso, os fatores emocionais, intrapessoais e de administração são tão importantes. Leonard Hoffman é o personagem principal da história, é um famoso empresário que abandona sua carreira para tornar-se um monge em um mosteiro beneditino.
Contexto Histórico
John Daily, é um homem bem sucedido profissionalmente, trabalha em uma indústria de vidro plano como gerente-geral. É casado com Rachel que sofre de infertilidade, então adotam um menino que chamam de John Jr., mais tarde consegue engravidar de uma menina cujo nome é Sara. John Daily, desde sua infância até sua fase adulta depara-se com o nome “Simeão”, que é lembrado em seu batizado, crisma e casamento até mesmo nos seus sonhos.
Em um determinado momento de sua carreira percebe que esta fracassando tanto em sua vida profissional como chefe como em sua vida familiar como marido e como pai. Influenciado por sua esposa Rachel e pelo pastor de sua igreja, John decide participar de um retiro para refletir e colocar ordem em suas idéias