o monge e o executivo
A complexa dinâmica dos dias de hoje exige flexibilidade de resposta e capacidade de rápida adaptação das organizações e das suas lideranças, afim de que sobrevivam e se mantenham competitivas.
Os lideres mesmo usando idéias e planos estratégicos, devem buscar se adaptar ás mudanças e cituações que lhe são impostas.
Precisam trabalhar adquadamente o processo de comunicação organizacional, devem estar preparados para lidar com seres humanos, que são movidos diferentes por motivações e objetivos.
Existe dois tipos de poder, o formal eo pessoal. Poder formal é seguido de uma forma hierárquia, quer dizer pode ser concedida por uma pessoa do grupo que tem o poder maior. Podemos observar diversas hierarquias, por exemplo na religião, militar, política, governamental,empresarial. Para manter esse poder pode se usar leis ou mesmo regras.
O poder pessoal é desenvolvido naturalmente por diversos profissio mais, ele tem a vercom a competência, o tempo de serviço, a capacidade de influênciar as pessoas ou mesmo liderar, conhecer o que faz, estar antenado á tecnologia.
Outro fator importante é a comfiança ea liderança que se emcontra em estreita interdependência. Confiança é a base muitas ativadades há algum tempo, pois não somente a liderança depende dela, mas vendedores, empresas, empregados e nossas relações pessoais, de amizades e familiares dependem muito da confiança também.
- Os líderes empresariais têm que apresentar resultados esperados e acordados.
-Somente é líder quem tem seguidores.
-Os liderados só seguem quem eles confiam.
A confiança é a base da liderança, pois as pessoas seguem somente quem elas confiam, e uma das fortes características da liderança é obter resultados através de pessoas, o que liga a confiança á obtenção de resultados.
Os administradores precisam dedicar tempo ao cultivo do potencial de liderança, para conseguir conduzir vitoriosamente uma organização em plena era de