O monge e o executivo
HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
James C. Hunter é consultor-chefe da J.D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Atualmente, ele mora em Michigan com a esposa e a filha.
Com uma narrativa envolvente, O Monge e o Executivo conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai.
Na obra em questão, James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.
A obra está dividida em sete capítulos, cada um buscando mostrar a importância da liderança e do bom relacionamento entre líder e empregados. A obra prende nossa atenção, escrita com uma linguagem clara e envolvente, faz com que o leitor reflita sobre suas ações e, com isso, compreenda melhor a própria vida. Num primeiro momento, Hunter faz uma distinção clara entre gerenciamento e liderança, autoridade e poder. Segundo o autor gerenciamento diz respeito às coisas que precisamos controlar. Gerenciamos nossas vidas, nosso talão de cheques nossos recursos, mas não fazemos isso com pessoas. Pessoas devem se lideradas. Pela definição apresentada no livro temos que “Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem intusiasmaticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Neste capítulo Hunter ainda explora a diferenciação entre poder e autoridade. Poder pode ser entendido como a forma coercitiva que usamos para obrigar alguém a fazer algo que queremos. Já a autoridade exige que tenhamos certa influência pessoal