O monge e o executivo- uma história sobre a essência da liderança
O MONGE E O EXECUTIVO- Uma história sobre a essência da liderança
Os personagnes do livro em questão são líderes de várias áreas, que vão para um “retiro”, ouvir palestras sobre liderança, ministradas por um ex-executivo de uma grande empresa – Len Hoffmann. O palestrante mostra aos seus ouvintes a importância do administrador ser um líder e não um gerente, pois, segundo Len, coisas são gerenciáveis e pessoas lideradas. É feito uma leitura do modo que líderes (chefes) tratam os seus subordinados, alguns possuindo autoridade suficiente para suprirem as necessidades dos empregados e outros utilizando-se do poder que lhe foi conferido como forma de obrigar os subornidados a fazerem o que os líderes desejam. “Poder é a faculdadede forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer”.
Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”
Para ser um líder é preciso possuir habilidade de influenciar as pessoas à fazer as coisas que necessitamos. Enquanto líder, a pessoas tem que saber construir relacionamentos com os subordinados, relações saudáveis que venham auxiliar nas tarefas. O líder deve ser uma pessoas íntegra, que tenha amor pelas pessoas, vontade de servir, dando o melhor de si, no trabalho e nos relacionamentos.
“Nós não temos que gostar dos nossos colegas e sócios, mas como líderes, somos instados a amá-los e trata-los como gostaríamos de ser tratados.” (pág,132,2004, HUNTER)
As pessoas tem idéias diferentes e, é natural que seja assim. Haverão os conflitos, mas é necessário que apesar das diferenças, as pessoas se tratem com respeito. É preciso ver se o local que trabalhamos possui esse líder, capaz de doar-se, amar e servir além, de analisarmos como estão os relacionamentos na nossa equipe de trabalho, pois o líder precisa trabalhar em prol de toda a