O momento atual do cenário comercial mundial com a participação da china
JUSTIFICATIVA
A empresa familiar se tornou um objeto de estudo específico em pouco tempo. De acordo com o Instituto Barclays Wearth (apud Byrne 2009) as empresas familiares são responsáveis por mais de 70% do PIB Mundial e no Brasil representam mais de 80% das empresas nacionais segundo dados do SEBRAE.
INTRODUÇÃO
As empresas familiares, que na grande maioria se caracterizam como pequenas e médias, atualmente representa uma parte significativa no conjunto das empresas existentes no país. Essa importância é evidente nos volumes de produção, nas quantidades geradas e nas marcas tradicionais de produtos comercializados no mercado.
DESENVOLVIMENTO
Considerada a instituição mais duradoura e universal a empresa familiar existe desde muito antes da Revolução Industrial. Segundo O’HARA a Kongo Gumi, empresa familiar mais antiga foi fundada no ano de 1578 no Japão, entre outras que continuaram sendo estritamente familiares e venceram pressões de governos, nações, cidades e, seguramente, de outras corporações muito maiores e mais poderosas como a americana Ford e a brasileira Votorantim. No entanto, mesmo com tanta representatividade no mercado a maior preocupação atual da empresa familiar é a sua sobrevivência. Muitas enfrentam problemas existenciais ou estratégicos, isto é, dificuldades relacionadas à inadequação, tanto na utilização, quanto na escolha dos recursos disponíveis para o alcance das vantagens competitivas. Conforme Pádua (2004) apenas 35% das empresas familiares passa para a segunda geração e menos de 13% para a terceira geração. Durante a fase inicial de criação da empresa, a participação familiar desempenha um papel