O Modelo OSI
2.1 Tópicos Abordados
Beneficios Proporcionados pela Arquitetura em Camadas; Análise Individual das Camadas do Modelo ISOf OSI;
A Interatividade entre as Camadas;
• A Camada de Transporte e o Mecanismo de Controle de
Fluxo de Dados;
A Camada de Rede e uma Visão Geral de Roteamento de
Pacotes;
• Redes Ethernet;
• A Camada Física, Cabos e Conectores;
• O Processo de Encapsulamento de Dados;
• O Modelo de Três Camadas Proposto pela Cisco.
2.2 Histórico
Antes de iniciarmos, devemos entender os conceitos por trás de uma rede de dados: como os dados são formatados, organizados, transmitidos,recebidos,interpretados e,finalmente,como são utilizados. O objetivo deste capitulo é exatamente responder essas questões de forma clara e concisa.
Quando as primeiras redes de dados surgiram, computadores de um mesmo fabricante podiam tipicamente comunicar-se entre si. Por exemplo, empresas escolhiam ou uma solução IBM ou uma solução DEC1- nunca ambas, por uma questão de compatibilidade.
1Digital Equipment Carp. (hoje, a HP).
34 CCNA 4.1 - Guia Completo de Estudo
Obviamente,os usuários finais e mesmo os fabricantes decomponentes não estavam muito à vontade com esse cenário por uma série de razões. Eis um exemplo clássico:vamos supor que uma grande multinacional XYZ, que adota a IBM como fornecedora exclusiva para seu parque tecnológico, adquirisse uma empresa regional B que, em sua história, optou pela DEC como fornecedor de tecnologia. Como fazer para integrar a parte adquirida à parte existente? Sem nenhum tipo de padronização entre os fabricantes, a integração era um verdadeiro pesadelo - quando não impossível. Casos como esse foram o suficiente para deixar muitos consumidores insatisfeitos a ponto de exigirem uma solução para esse impasse: que os fabricantes chegassem a um acordo, e que compatibilizassem de alguma forma suas tecnologias.
No