O modelo de referncia OSI
Introdução 2
O modelo de referência OSI 3
A camada física 4
A camada de enlace de dados 4
A camada de rede 5
A camada de transporte 5
A camada de sessão 6
A camada de apresentação 6
A camada de aplicação 6
Como as Camadas se Comunicam? 7
Encapsulamento e Transferência de Dados entre Camadas 8
O modelo de referência TCP/IP 9
Camada Física / Enlace / Host / Rede 10
Camada de Rede / Inter-Rede / Internet 11
Camada de Transporte 12
Camada de Aplicação / Apresentação / Sessão 12
Uma comparação entre os modelos de referência OSI e TCP/IP 13
Endereçamento IP 15
IPV4 15
Classes de Endereçamento IP 16
IPV6 16
Tipos de endereços 17
Conclusão 19
Bibliografia 20
G
Introdução
No presente trabalho falar-se-a das duas importantes arquiteturas de rede, o modelo de referência OSI e o modelo de referência TCP/IP. Embora os protocolos associados ao modelo OSI raramente sejam usados nos dias de hoje, o modelo em si é de fato bastante geral e ainda válido, e as características descritas em cada camada ainda são muito importantes. O modelo TCP/IP tem características opostas: o modelo propriamente dito não é muito utilizado, mas os protocolos têm uso geral. Por essa razão, examinaremos ambos em detalhes.
O modelo de referência OSI Esse modelo se baseia em uma proposta desenvolvida pela ISO (International Standards Organization) como um primeiro passo em direção à padronização internacional dos protocolos empregados nas diversas camadas (Day e Zimmermann, 1983). Ele foi revisto em 1995 (Day, 1995). O modelo é chamado Modelo de Referência ISO OSI (Open Systems Interconnection), pois ele trata da inter conexão de sistemas abertos — ou seja, sistemas que estã o abertos à comunicação com outros sistemas. Para abreviar, vamos denominá-lo simplesmente modelo OSI.
O modelo OSI tem sete camadas. A seguir esta apresentado um resumo dos princípios aplicados para se chegar às sete camadas.
1. Uma camada deve ser criada onde houver necessidade de outro grau de abstração.
2. Cada