-O modelo de formação tradicional dos profissionais de saúde é hospitalocêntrico,mecanicista,centrado na figura do médico e não privilegia a formação crítica dos estudantes.
Questão de Aprendizagem:
-O modelo de formação tradicional dos profissionais de saúde é hospitalocêntrico,mecanicista,centrado na figura do médico e não privilegia a formação crítica dos estudantes.
A educação médica tem sofrido profundas críticas quanto à necessidade de diversificar os cenários de ensino-aprendizagem para que se construam novos currículos e sujeitos, possibilitando-lhes a inserção num processo pedagógico reflexivo e dinâmico.
Uma proposta transformadora dos processos de formação e organização dos serviços seria alicerçada numa adequada articulação entre o sistema de saúde, suas várias esferas de gestão e as instituições formadoras. Tal proposta colocaria em evidência a formação para a área da saúde como construção da educação em serviço/educação permanente em saúde, agregando o desenvolvimento individual e institucional, os serviços, a atenção à saúde e o controle social3.
Surge, então, a noção de Quadrilátero da Formação, que articula os segmentos da formação, da atenção, da gestão e do controle social em saúde na proposição de dignificar as características locais, valorizar as capacidades instaladas, desenvolver as potencialidades existentes em cada realidade, estabelecer a aprendizagem significativa e crítica, bem como produzir sentidos, autoanálise e autogestão3.
Em referência à formação, esta proposta pretende mudar a concepção hegemônica tradicional (biologicista, mecanicista, centrada no professor e na transmissão) para uma concepção construtivista (problematizadora das práticas e dos saberes), incentivando a produção de conhecimento nos serviços.
Quanto à atenção, propõe-se construir novas práticas de saúde, tendo em vista os desafios da integralidade, da humanização e da cogestão junto aos usuários.
Dessa maneira, é preciso implementar espaços de discussão, análise e reflexão das práticas no cotidiano do trabalho e dos referenciais que orientam essas práticas, por meio de