O Modelo Arrighiano e o “Novo” Caos: Limites e Possibilidades
964 palavras
4 páginas
O Modelo Arrighiano e o “Novo” Caos: Limites e PossibilidadesINTRODUÇÃO:
Ao decorrer de duas décadas após o fim da Guerra Fria houve certa perda de poder do vencedor do conflito, os Estados Unidos, que se deve à instabilidade sistêmica do sistema mundial moderno. Esta perda de poder cedeu lugar a novos países e seus respectivos modelos produtivos e organização de poder.
Em sua obra, Giovanni Arrighi se baseia no conceito de hegemonia para explicar os ciclos de acumulação capitalista do sistema-mundo europeu. Gramsci descreve hegemonia, além da dominação de uma classe sobre a outra, como condução onde a classe dominada é guiada pela classe dominante. Segundo Gramsci, para que haja hegemonia outro elemento fundamental seria a centralidade econômica, onde a elite hegemônica exerce papel central no modo de produção.
Arrighi afirma que o sistema Mundo Moderno tende à governabilidade e ao caos. A governabilidade se dá quando o poder central estabelece ordem e estabilidade no sistema-mundo. O caos acontece quando há enfraquecimento das estruturas existentes e o poder entra em crise possibilitando a competição estatal, com apresentação de novas estruturas. A partir do caos sistêmico há transição hegemônica diante do declínio de um poder e ascensão de outro.
1. OS ELEMENTOS DO CAOS SISTÊMICO NA HISTÓRIA
1.1 Processo de Financeirização da Economia-Mundo Centrado na Hegemonia em Declínio
O modelo Arrighiano utiliza a fórmula DMD’ de Marx para explicar as tendências na economia-mundo capitalista: expansão e declínio. A expansão ocorre através da produção e do acúmulo cada vez maior de material, que impulsionam o comércio. A partir de um momento esse acúmulo de capital se torna excessivo e as taxas de lucro real passam a ser negativas, caracterizando a tendência do declínio. A hiperacumulação obriga a queda de preços, o dinheiro e o crédito tornam-se baratos e há redução de investimentos nas empresas.
A concentração de capital ocorre de duas maneiras: dentro (momento