O mito das cavernas
“Assim, quem acrescentar à opinião verdadeira de um ser a diferença que o distingue dos demais, terá adquirido conhecimento do que antes ele tinha apenas opinião. Logo, a opinião verdadeira de qualquer coisa diz respeito às diferenças”. Sócrates
1. Desenvolva uma interpretação sobre o pensamento acima e finalize com um exemplo sobre o nosso cotidiano.
A verdade é adquirida através do conhecimento. Quem não tem o conhecimento, só pode ter uma opinião que pode não ser verdadeira. Para termos uma opinião verdadeira sobre um ser, temos que conhece - lá. É como diz o ditado “Não julgue o livro pela capa”. Um exemplo do nosso cotidiano é um a pessoa que usa sempre roupa social para trabalhar, mas pode ser uma pessoa bem exótica. Ou uma mulher com tatuagens, pode ser uma pessoa tímida.
2. A partir desse pensamento socrático, explicite a utilização dos conceitos de lógica, de conhecimento, de opinião e de verdade.
Lógica é quando se chega a verdade.
Conhecimento é quando nós buscamos, através de estudos ou experiências.
Opinião é dizer uma idéia sobre certo assunto.
Verdade é quando se tem exatamente certeza do assunto.
3. Escolha um discurso, um texto de jornal ou revista, ou alguma matéria de TV e analise seu poder de sofismar e o que é verdade ou não.
http://www.youtube.com/watch?v=Q-suSy027ec
No dia 12 de março, o Jornal Nacional, da Rede Globo publicou uma reportagem totalmente sofista sobre a queda de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF. O espaço dado ao cartola parecia mais o Arquivo Confidencial do Faustão do que propriamente uma reportagem jornalística.
Quando Tino Marcos diz: “Ao longo de uma gestão de mais de duas décadas, a seleção tricampeã se tornou penta. Teixeira colecionou vitórias, mas também desafetos. E enfrentou denúncias”, dava as devidas proporções.
Ou seja: as denúncias ficariam entaladas em apenas alguns segundos no final da reportagem, que teve ao todo 3:26 minutos. E com todas as