o mito da criatividade
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: História e Teoria da Arquitetura
Docente: Walace Soares
Discentes:
Nayara Araujo Francisco; Fabiana Jussara Specht; Nídia Alho; Jorge Caires.
CATEDRAL BIZANTINA E GÓTICA
PORTO VELHO - RO
2014/1
Catedral Bizantina
http://turismo.culturamix.com/atracoes-turisticas/basilica-de-santa-sofia
FACHADA/PLANTA BAIXA – CATEDRAL SANTA SOFIA
A Basílica de Santa Sofia foi construída entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla e foi convertida em mesquita em 1453 até ser transformada em museu, em 1935. É conhecida como Hagia Sophia (em grego significa “Sagrada Sabedoria”) e se trata de um dos mais importantes prédios construídos no antigo Império Bizantino Atualmente a localização da Basílica é em Istambul, Turquia.
Os Arquitetos foram Isidoro de Mileto e Antemio de Tralles, professores de geometria da Universidade de Constantinopla. É coberta por uma abóbada central de 31 m de diâmetro e 55,60m de altura.
CARACTERISTICAS IMPORTANTES:
Pinturas feitas nas paredes, predominando-se pinturas de Cristo e da Virgem Maria;
Cúpulas sustentadas por colunas;
Pilares de mármore e mosaicos. As maiores colunas são de granito, com entre 19 e 20 metros de altura e pelo menos 1,5 metros de diâmetro, tendo a maior mais de 70 toneladas; Oito colunas coríntias foram desmontadas em Baalbek, no Líbano, e enviadas para Constantinopla para a construção de Santa Sofia.
A nave é coberta por um domo central que, no seu ponto mais alto, está a 55,6 metros do chão e repousa sobre uma arcada com 40 janelas arqueadas. Restaurações em sua estrutura o deixaram com uma forma algo elíptica, com o diâmetro variando entre 31,24 e 30,86 metros.
Tanto no lado da entrada ocidental e quanto no lado oriental, litúrgico, há aberturas em forma de arco ampliadas por semi-domos de diâmetro