O mito da caverna
1. De forma resumida relate o mito da caverna e ao final responda: O que é caverna? Que são as sombras projetadas no fundo? Que são os grilhões e as correntes? Quem é o prisioneiro que se liberta da caverna? O que é a luz do sol? O que é o mundo iluminado pelo sol da verdade? Qual é o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e dom o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros?
2. Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
3. Quais as três principais perguntas que caracterizam a atitude filosófica?
4. O que é e como é a reflexão filosófica?
5. O que significa dizer que a Filosofia é um pensamento sistemático ou uma interrogação sistemática?
6. Explique por que a atividade filosófica é uma análise, uma reflexão e uma crítica.
7. Resuma os principais legados da Filosofia grega para o pensamento ocidental.
8. O que é mito? Por que merecia confiança e era inquestionável?
9. Quais as principais diferenças entre Filosofia e mito?
10. Quais as condições históricas que propiciaram o surgimento da Filosofia na Grécia?
1 – O Mito da Caverna:
Desde o nascimento alguns seres humanos viveram numa caverna acorrentada e sem poder se mexer, virados de costas para a entrada da caverna, nunca puderam ver o mundo exterior. Só viam sombras de si mesmos, por isso acreditavam que aquilo era a realidade. Mas um prisioneiro resolveu fugir então começou a ver o mundo verdadeiro, e voltou para contar aos outros que não acreditaram e o mataram.
Caverna é o mundo de ilusão de aparência, em que vivemos. As sombras projetadas no fundo é a realidade nua e crua que percebemos e nem sempre acreditamos. Os grilhões e correntes são nossos preconceitos e “achismos”, quando saímos da ignorância para a opinião própria.
O prisioneiro que se liberta da caverna, é o Filósofo, em nosso cotidiano é quando nossas mentes se abrem para novas concepções, novos questionamentos, inconformismos e aprendizado. A luz do sol representa o